quarta-feira, 16 de junho de 2010

Sobre benefícios

Outro dia estava conversando com meu pai, típica figura sindicalista do ABC, sobre a luta dos trabalhadores e as metas alcançadas por estes em meio de muitas negociações e greves. A maioria das vezes a reivindicação era por aumento salarial, já que a inflação, muitas vezes, comia o valor do salário real dos trabalhadores.Nestes casos, o aumento era real e o poder de compra dos trabalhadores de fato aumentava ''para sempre'', até que a inflação o corroesse novamente. Os ingressantes na profissão que obteve o aumento também se beneficiariam, pois os sindicatos não aceitaram uma diminuição do salário nominal da classe sem estardalhaço.

Porém, outros benefícios, como 13º salário, aposentadoria, abono ou participação de lucros, apesar de aumentar o salários reais dos trabalhadores na época de aplicação, pouco efeito tem ao longo do tempo no salário real dos trabalhadores. O patrão, na hora de contratar, calcula o custo de seu novo subalterno anualmente. A divisão por meses é só um método para distribuir este custo, ou seja, o salário, em um determinado período. Em vez de 12 pagamentos, este poderia ser feito em 24 ou 52 parcelas. O custo final do trabalhador ao fim do ano será o mesmo. Com o 13º salário, por exemplo, ocorreria o mesmo. Não é um ganho real para o trabalhador, e somente mais uma parcela de seu salário anual. Com esta lei, o governo pretende simplesmente deslocar a renda do trabalhador a fim de que ele ''ganhe'' dois salários em um mes e ache que é algo espetacular.

No caso da aposentadoria ocorre algo semelhante, porém o deslocamento temporal é muito maior. Como o brasileiro não tem cultura de poupar, até por ter uma renda pequena que impossibilita diminuir o consumo atual para aumentar o futuro e nao ter muitos incentivos, dado a intervenção do BNDS no mercado de credito, o governo se ve na obrigação de fazer isto por ele. Desconta um pouco de seu salário mensal para garantir o direito dele de anos mais tarde contar com a aposentadoria. Em ambos os casos o governo está decidindo pelo cidadão como ele deve gastar sua renda.

Engraçado que a maioria dos benefícios, excetuando-se a aposentadoria, caem em uma mesma época do ano : em seu fim, próximo do natal. Férias, abono, PL, 13º...geralmente são dados em Dezembro ou Janeiro. Acredito que o principal objetivo disto seja estimular a economia de bens não duráveis nesta época, já que o cidadão é bombardeado com inúmeras oportunidades de compras e com a obrigação moral de comprar um presentinho para alguém especial. Poupar ? Imagina !

8 comentários:

  1. Eu Acho que o senhor está equivocado!

    Pra que poupar se um dia eu vou gastar??

    :pp

    Beijos ao autor

    ResponderExcluir
  2. Por que o senhor será remunerado com uma taxa de juros, e mais pra frente poderá ter mais dinheiro do que hoje e comprar um carro fodelastico =D


    além disso, na velhice nao poderá trabalhar, entao fará uso de seu dinheiro poupado =)

    ResponderExcluir
  3. você já tinha me falado sobre o custo do funcionário, e que se ele não recebesse o 13° o salário mensal dele seria maior.

    Sabe, fofo, acho que se não existisse o 13°, esse custo a mais não seria dividido nos outros 12 meses, pq quando ele surgiu, já surgiu assim. Além do mais, se o fosse, seria mais fácil gastar esse dinheiro extra na padaria e no açougue do que em algum outro investimento mais rentável.

    ResponderExcluir
  4. Grande Bobadilha!
    Andou lendo muito o livro de introdução do Cadu não foi?
    auhauahuaha
    Sua análise está corretíssima!
    Parece que vc teve um bom professor de introdução
    ahauhauhauah

    abraço!
    PS:adicionei um link pro seu blog no meu tb

    ResponderExcluir
  5. Parece que vc teve um bom professor de introdução(2)

    Bom texto Bobadilha, o brasileiro não é um poupador, e essa questão vai render muito nos proximos anos por causa do INSS.
    Vale lembrar o Prof. Hélio Zylberstajn: "provavelmente o INSS não vai ter dinheiro para a aposentadoria de vocês".

    Já que vc escreveu um assunto sobre trabalho vai um artigo interessante:
    http://www.ibret.org/ui/artigos/o_custo_da_demissao.pdf

    ResponderExcluir
  6. O melhor professor de introdução a economia possivel ! Com ele, até um cara da FFLCH gostaria de fazer economia =D

    ResponderExcluir
  7. Muito interresante seu post meu caro, estou com o senhor e o kabal que comentou ai encima tem uma tipica mentalidade pobre e não educada financeiramente, acredito que ele deve fazer hotelaria.

    auhsuahsuahsuahs

    ResponderExcluir